quinta-feira, 30 de junho de 2011

Sports day - Golf


Quinta-feira foi dia de esportes para o IGE team. De manhã fomos ao clube de golfe Varmert aprender as noções básicas deste esporte. Depois de algumas bolhas nas mãos e bastante esforço no drive range, onde "aprendemos" a mandar a bolinha lá longe, partimos para uma brincadeira no green. Alí, onde a precisão faz toda a diferença quem levou a melhor no mini-torneio de putting foi nosso lider Rodrigo. Muito estilo na foto.

Mão na massa


A noite de quarta-feira terminou com todo mundo colocando mãos à massa para abrir as pizzas caseiras assadas no forno da família Theissies, onde Alexandre e Alfredo estao hospedados.
Antes de adicionar calorias, eu e Jan, o pai de minha família hospedeira, gastamos alguma com uma corridinha de 5Km em volta do lago perto da cada.
Grande diversão!

Vocational Day


Quarta-feira foi dia vocational para todos nós mais uma vez.
Eu fui para uma das principais empresas da cidada, a ERCO. A empresa é uma das principais empresas especializadas em iluminação no mundo. Certamente a que tem a melhor reputação na Alemanha neste setor.
Falei com os responsáveis por mídias sociais e pelo coodenador de relações públicas da empresae e conversamos sobre o tipo de serviços que realizam nesta áreas. Embora a marca ERCO seja muito forte no meio dos arquitetos, a maior demanda do departamento é justamente a produção de conteúdo e informativos para as mídias online e impressa. Para terem uma idéia da demanda, são nada menos que 200 mil PDFs no website e um catálogo de produtos do tamanho de uma lista telefônica de São Paulo.
Com trabalha com arquitetura, a empresa tem gande preocupação com estética. Sendo assim, até seu armazém logistico, inaugurado em 2002, é feito de vidro e parece ter saído deu ma cena de filme de fição científica.

Alfredo e Alexandre: Fomos visitar a escola técnica Berusfskolleg aqui em Ludencheid que possui 3.000 alunos. Fomos recebidos pelo diretor da instituição Sr.Werner Lemmert que nos apresentou a escola, os professores, fizemos um tour pelo campus e conhecemos os equipados laboratórios e conversamos com os alunos. O sistema educacional aqui na Alemanhã é bem intenso na relação com as empresa, sendo que os alunos no segundo ano do curso passam 3 dias na empresa e dois na escola. A tarde conhecemos a empresa ERCO e conversamos com o pessoal do departamento de Recursos Humanos e Marketing.  

cerveja na piscina


Na noite de terça-feira, nosso encontro com os rotarianos locais foi na Brauhaus (um tipo de brewpub) Medardusbräu.
A cerveja não era daquela qualidade esperada mas as companhias eram ótimas. Nossas famílias hospedeiras aqui são muito boas.
O local ainda tem uma história curiosa que não podería deixar de compartilhar. No local onde hoje funciona a brauhaus a poucos anos funcionava a piscina municipal de Lüdenscheid. sendo assim, o local ainda tem um aspecto de clube e muitos de nossos amigos locais gostam de lembrar que aprenderam a nadar neste cervejaria.
Ótimo.

Lüdenscheid


Depois de Bielefeld nosso destino foi Lüdenscheid. quem nos levou até a pequena cidade de menos de 80 mil habiatantes foi o amigo rotariano Thomas Fisher. Com seu excelente inglês. Chegamos na cidada com o incrível calor de quase 30 graus e muito sol...
Visitamos a Kulturhaus, uma casa de cultura com o theatro moderníssimo e sensacional e almoçamos no restaurante do local. Na sequencia seguimos para um passei pelo centro da cidade que data de 1268. Incêndios, guerras e o tempo não deixaram, é claro, a cidade com a aparênca de mais de 700 anos. Porém, dá para ter uma boa noção de como era. Melhor ainda pela maquete da foto ao lado.
Na sequencia fomos para as casas de nossas famílias hospedeiras para uma breve preparação para o encontro da noite.

Bethel

Nos despedimos de nossas atividades em Bielefeld com uma visita ao Bethel. O local, do tamanho de um bairro, é a maior institução social de uma igreja (protestante) em toda a Europa e atende pessoas com problemas mentais... Abrangendo aí nesta ampla definição desde pessoas que sofrem de eplepsia (que deu origem ao local em 1867 e continua sendo um importante foco de trabalho) até dependentes de drogas e álcool, jovens com disturbios de comportamento, com sindrome de Down, idosos etc. São mais de 20 mil pessoas por ano.
No bairro, vivem desde pacientes até familiares de pacientes e, claro, funcionários que atendem todo este povo. almoçamos no hotel Escola do bethel, onde pessoas que sofrem de eplepsia, e também pessoas comuns, treinam para entraram no mercado de trabalho. Comida ótima e excelente clima.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Rotary Club Bielefeld-Waldhof

Domingo, chegamos em Bielefeld pouco depois das 11h e fomos diretamente para o Bültmannshof, um restaurante onde do RC Bielefeld-Waldhof, um dos quatro clubes da cidade, se reúne. O encontro aconteceu no domingo pois era o evento de posse do novo presidente Johannes Hellermann, que recebeu o cargo de Erwin Südfeld.
O encontro também foi o primeiro de
Florian Böllhof, o novo governador do distrito 1900, com seu clube após a posse que ocorreu na semana passada. Sendo assim, tivemos um excelente público para a apresentação de nosso grupo já que além de excelente quórum também as esposas dos membros (que é exclusivamente masculino) e convidados de outros clubes estiveram presentes.
Fizemos nossa apresentação em 35 minutos e, mais uma vez, recebemos muitos elogios.


domingo, 26 de junho de 2011

Back to Bielefeld

Domingo foi dia de acordar 6h30 da manhã para pegarmos nosso rumo de volta a Bielefeld. Berlim, deixou no grupo a certeza de que é uma cidade que precisa entrar definitivamente nos roteiros do brasileiros na Europa. Moderna, cosmopolita e cheia de vida ela é um orgulho para os alemães e deve ser um exemplo para os brasileiros. Com a queda do muro em 1989 ela tornou-se uma das cidades mais pujantes da Europa. Foi um presente do Distrito 1900 para nossa equipe a visita à cidade pois ela fica fora da área distrital

Berlim Oriental


Sábado, foi dia de conhecer a Berlim menos turística e para isso o metrô e o trem de superfície continuaram sendo nossos principais meios de transporte. Utilizamos também a linha de ônibus 100, que passa por alguns dos principais pontos da cidade. Logo de manhã, descemos do ônibus na Alexanderplatz e seguimos a Avenida Karl Marx, antigamente chamada Avenida Stalin. Este é um dos bairros mais soviéticos da antiga Berlim Oriental. Ali, pudemos perceber o padrão comunista russo nos grandes prédios residenciais com seus apartamentos todos iguais e o estilo russo de arte e arquitetura, como no painel da foto.

Muro de Berlim


Já havíamos visto um pequeno pedaço do Muro de Berlim no centro da cidade. Porém, no Memorial do Muro de Berlim tivemos a experiência de ver um trecho completo com guarita de observação e ver fotos, filmes, maquetes e documentos sobre como foi sua construção em 1961. Isso nos ajudou a sentir como o povo alemão viveu essa separação. Boa parte das imagens mostram cenas da fuga de alemães para a área ocidental da cidade por diversos trecho do muro e até pulando das janelas das casas que ficavam bem na divisa das cidades. O Memorial fica nas esquinas da Bernauer Straße com a Ackerstraße que era um dos pontos de fuga.

Navegando pelo Spree

Para encerrar nosso tour cultural/arquitetônico e político de sexta-feira fizemos uma passeio de barco pelo rio Spree, que corta a cidade. Desta forma pudemos observar de outros ângulos as construções históricas e modernas e, por meio do áudio guide, fomos aprendendo mais sobre a história da cidade e demos um descanso para nosso “guia” Uwe Schmidt. Terminamos o tour na ilha dos museus, que concentra os principais museus de Berlim. Infelizmente, o tempo é curto para conhecer os acervos. Vai ficar para uma próxima oportunidade
Na foto é possível ver a nova Hauptbahnhof, a estação principal da cidade, que foi inaugurada às vésperas da Copa do Mundo de 2006 e integra trens rápidos, trens regionais, metrô e trem de superfície.

Fernsehturm


Berlim é uma cidade enorme que tem passado por diversas modificações desde a reunificação em 1989. Desde a derrubada do muro a cidade voltou a ser a capital do país e ganhou novos prédios além de muita vida cultural e social. Um dos principais pontos turísticos da cidade é sem dúvida a Torre de TV (Fernsehturm) que foi construída pela Alemanha Oriental ainda na década de 1960. Súbimos até o deck de obervação que fica a 204 metros de altura e assim pudemos visualizar como a cidade está organizada.

sábado, 25 de junho de 2011

...


Saindo do Reichstag passamos pelo portão de Brandenburgo (que é o estado onde Berlim está situada) e pelo Holocaust Mahnmal, uma obra erguida em Berlim para que não seja esquecido o massacre contra o povo judeu durante a II Guerra Mundial. A foto fala por si.

Bundestag


Começamos cedo na sexta-feira (8h) com uma vista ao Reichstag, o prédio que abriga o parlamento nacional alemão (Bundestag). A história está estampada nas paredes do prédio que marcou a capitulação do terceiro Reich na Segunda Guerra Mundial. Não é a toa que o prédio recebe 3 milhões de pessoas por ano pois o local realmente vale a visita. Como boa parte de Berlim, o prédio foi muito danificado, para não dizer completamemte destruído, pelos bombardeios que antecederam a invasão russa.
Para preservar esta história os alemães decidiram manter em algumas paredes as maensagens que os jovens soldados russos escreveram quando conseguiram tomar o prédio em 1945. Pudemos sentir a história entrando pelos poros. Porém, pode-se dizer que o ponto alto da visita (desculpe o trocadilho) é a cúpula que fica acima do terceiro piso e onde é possível subir por uma rampa espiral de 230 até o topo que fica a mais de 30 metros de altura.
è o que pode se chamar "Must see" em Berlim.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Berlim


Chegamos em Berlim já depois das 18h e tivemos uma excelente impressão da cidade. Parece ser ao mesmo tempo uma metrópole e uma cidade agradável de se viver. Terminamos a noite em um excelente restaurante Dicke Wirtin, que siginifica "gerente gorda" ou "dona gorda".
Agora já passou da hora de dormir...

Potsdam


Antes de chegarmos de fato a Berlim visitamos a cidade vizinha chamada Potsdam. Agradeço meu professor de geopolítica Robinson pois nunca esqueci de suas ótimas aulas sobre a Conferência de Potsdam, que definiu como a Alemanha seria administrada após a tomada de Berlim em 1945. Não fomos até o local da conferência mas conhecemos o chamado Dutch Quarter, uma área da cidade com mais de 300 anos que foi construída ao estilo holandês para receber imigrantes. Conhecemos a enorme igreja de São Pedro e São Paulo e também a região das lojas e resturantes da cidade que realmente vale ser visitada. O ponto alto de Potsdam foi sem dúvida o passeios pelos jardins do Sanssouci, palácio de verão do Rei da Prússia Frederick o Grande, construído em meados de 1700. Dentro dos jardins do Sanssouci fica a impressionante Igreja da Paz, uma igreja protestante com um campanário ao estilo italiano e um mosaico feito de ouro que cobre toda a cúpula do altar.

Marienborn Checkpoint - way to Berlin


Quinta-feira foi dia de reencontrarmos nosso amigo Uwe Schimidt, o Chairmen do IGE do Distrito 1900. Ele saiu de Mulheim na quarta, dormiu em Bielefeld e logo na manhã seguinte fomos juntos para Berlim. Devido ao feriado e algumas obras, a estrada estava realmente lotada e a fila de carros chegou a parar em alguns pontos. O trecho que poderia ser feito em 3h30 demorou mais de 6 horas. Parte da demora também for por conta de uma parada estratágica para um café, seguido de uma visita cultural ao Marienborn Checkpoint, um dos postos de fronteira onde era possível (ou não) cruzar a fronteira entre Alemanha Ocidental para a Alemanha Oriental e vice-versa. Com a reunificação em novmbro de 1989, o local onde trabalhavam mais de 1000 pessoas foi transformado em memorial para lembrar este duro período pelo qual passou o país.
Na foto um dos veículos de guerra utilizado para vigiar a fronteira.

Bürgermeister


Na tarde de quarta-feira nosso compromisso foi na sede da prefeitura de Bielefeld onde fomos recebidos pelo Bürgermeister, vice-prefeito da cidade. Conversamos sobre assuntos diversos, incluindo os desafios que a administração pública enfrenta no que diz respeito à qualidade de vida da população e sobre a tentativa de reter na cidade os mais de 30 jovens que estudam em Bielefeld. Também tivemos a oportunidade de esclarecer dúvidas do Bürgermeister sobre o Brasil, o estado de São Paulo e nossa região.

Vocational Day - Bielefeld

Quarta-feira foi mais um dia vocacional para nosso GSE Team em Bielefeld. Assim como em Essen, nos separamos para que cada um pudesse ter experiências em suas áreas de conhecimento. No meu caso, fui conhecer a sede da Vogelsänger, uma empresa que surgiu como estúdio fotográfico para a indústria moveleira e cresceu exponencialmente neste mercado. São cinco unidades na Alemanha que completam 10 mil metros quadrados de estúdios, onde são criados cenários dignos de Hollywood para a produção de catálogos, revistas e anúncios. Atualmente, além de fotos para outros segmentos além da indústria de móveis, a empresa também produz vídeos, mobile marketing, virais, publicidade tradicional, eventos institucionais e, claro, fazem assessoria de imprensa também. Na sede da Vogelsänger, na cidade de Lage-Pottenhausen, a poucos minutos de Bielefeld, fica parte dos estúdios de foto e a agência de publicidade. A estrutura para a produção de fotos é realmente impressionante.

Alfredo e Alexandre: Fomos visitar a Universidade de Bielefeld com seus impressionantes 17.000 estudantes e 5.000 funcionários, possui uma infra-estrutura invejável. Alfredo visitou o CITEC que é um centro de tecnologia voltado para pesquisas na área de inteligência artificial enquanto Alexandre conversou com o departamento pessoal da universidade. Almoçamos no Bandeijão da universidade e conhecemos as instalações do Campus que é gigantesco. 

terça-feira, 21 de junho de 2011

Burg Sparrenberg


Fechamos a programação de terça-feira com uma subida a pé até a montanha onde fica o castelo Sparrenberg, construído entre 1240 e 1250 por Grafen Ludwig Sparrenberg. ao longo desses mais de 750 anos foi parcialmente destruído, reformado e ampliado diversas vezes. Não tem mais a aparência que tinha mais de 750 anos mas é bem parecido com o que se espera de um castelo/fortaleza.

Mais caminhada


Após o almoço fomos nos encontrar novamento comnossa guia cultural, frau Dorothee Meyer e tivemos mais uma aula de história. Começamos pelo prédio da prefeitura, construído em 1904, e depois seguimos até a igreja protestante de são Nicolau fundada em 1236 (Evangelische Altstädter Nikolaikirche). Naquele tempo ela era uma igreja católica mais se tornou protestante na época da Reforma e hoje é sede do bispado protestante da região.
Seguimos com Dorothee até a Alten MarktPlatz, antiga praça principal da cidade e na sequencia até o mosteiro franciscano católico fundado em 1511 (comemora 500 anos este ano). Hoje o mosteiro não funciona mais para abrigar os monges é a principal igreja católica da cidade, em homanagem a st. Jodokus.
Na
foto, o prédio histórico da prefeitura que também possui um Pub. Provalmente muitas importantes decisões da cidade são tomadas ali mas infelizmente está fechado para reforma.

Umbrellas


Como o clima estava bem chuvoso nossos amigos da Goldbeck nos presentearam com cinco guarda-chuvas da empresa pois sabíam que iriamos fazer uma longa caminhada no centro antigo de Bielefeld. Porém, logo depois do almoço a chuva simplesmente parou e só utilizamos os guarda-chuvas para esta foto com nosso acompanhantes rotarianos Hans Behrendt e Helmut Weide. Porém, de acordo com a previsão, eles são muito úteis em Berlin

Goldbeck


Nosso primeiro compromisso do dia foi na Goldbeck, uma construtora especializada em estruturas pré-fabricadas em metal ou em metal combinadas com concreto. seus principais clientes são empresas de médio porte que precisam de armazéns logísticos e depósitos mas também fazem edifícios de escritórios, edifícios garagens, etc. Com essa tecnologia eles conseguem construir um armazem de 10 mil metros quadrados em 3 meses, desde o projeto até a entrega do prédio pronto.
Em todas as áreas do prédio deve haver mais de 30 pontes rolantes para movimentar as estruras ao longo das linhas de produção. Como o ruído é muito utilizamos rádios transmissores para ouvirmos o que nosso guia, Rolf Heddrich, falava. Também precisamos de óculos de protação pois existe solda para todos os lados.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Chuvinha


Neste terça feira o dia amanheceu realmente chuvoso com era previsto. Segue uma foto da vista da cidade de Bielefeld às 8h da manhã. Não está quente como deveria ser o verão mas também não está tão frio quando a foto sugere.
Hoje vamos visitar uma construtora chamada Goldbeck que trabalha com estruturas pré-fabricadas. De tarde, se a chuva permitir vamos para uma camin hada no centro antigo da cidade. Na verdade, eu e a Fer já estivemos lá ontem a noite com nossas famílias hospedeiras para um "cup of tea". Eu acabei preferindo uma cerveja de trigo...

Die Revenberger Spinnerei


Após um execlente almoço no refeitório da Böllhof fomos para um passeio hostóico em Bielefeld. Andamos bastante pela cidade que tem sua orígem industrial em uma grande fiação de linho. Hoje o prédio onde funcionou a principal fiação da cidade, fechada em 1966, foi tranformada em escola, museu e parque. o local é chamado Revenberger. É realmente um lugar muito bonito e parece ser bem utilizado pela cidade.
O passeio foi longo e pudemos ver como a cidade está se reorganizando nos últimos 40 ou 50 anos. Isso por que, além da fiação, todo o setor textil da cidade (e da Alemanha) sentiu a concorrência de mercados que produzem mais barato. sendo assim, não apenas após a fiação fechou mas também tecelagens, indústrias de roupas e de equipamentos para o setor como máquinas de custura.
Entre alguns quilômetros de caminhada e muita história claro que demos uma parada para chá e café à beira da piscina pública de Bielfeld (foto). Ninguém é de ferro.

Böllhof Group


Nosso primeiro compromisso em Bielefeld foi uma visita à sede da Grupo Böllhof, uma empresa especializada em elementos de fixação e montagem. O que significa porcas, parafusos, rebites mas também outros sistemas muito complexos que são utilizados para unir peças de plástico ou metal. A empresa foi fundada em 1877 e possui 8 fábricas em todo o mundo.
Fomos recebidos pelo Wilhelm Böllhof, que é rotariano e um dos diretores desta empresa familiar e 100% independente. A Böllhof está no Brasil desde 1964, com fábrica em Jundiaí, e fornece soluções de fixação para empresas como Volkswagen. A tecnologia vai muito além do que se possa imaginar e a organização que é necessária para trabalhar com peças tão pequenas e logistica tão complexa são exatamente o que se espera encontrar na Alemanha. Afinal, eles possuem mais de 100 mil itens em estoque para organizar. a produçãode apenas um seus principais produtos, os insertos roscados (Helicoil), pode chegar a 15 milhões de peças por mês. Todos os dias mais de 3600 expedições de produtos são feitas a partir de Bielefeld para o mundo.
Quem quiser conhecer mais sobre a empresa pode clicar aqui pois o site que tem uma versão em português.

domingo, 19 de junho de 2011

Kunsthalle


Hoje a chuva atrapalhou bastante nosso passeio em Bielefeld o que impossibilitou seguirmos a programação que previa uma visita a um museu a céu aberto sobre a vida rural nesta região. Sorte nossa pois mudamos nosso destino para o Kunsthalle, uma espécie de museu/galeria projetado pelo arquiteto americano Philip Johnson e construído pela família Oetker (sim, o famoso Dr. Oetker que faz pudins tem origem aqui em Bielefeld).
Foi muita sorte nossa essa mudança de planos pois este domingo foi o último dia de uma exposição sensacional com arte norte-americana dos anos 80: tivemos o privilégio de apreciar Andy Wharol, Basquiat, Francesco Clemente originais... A coleção é de um merchand chamado Suiço Bruno Bischofberger e conta com vários artistas fantáticos de Pop Art que eu não conhecia Condo e Bidlo. Infelizmente não é permitido fotografar dentro do museu segue então uma imagem do edifício por fora.

Externsteine



Ainda em Detmold visitamos um belíssimo local chamado Externsteine. uma espécie de stonehenge natural onde foi esculpida uma representação da paixão de cristo. Os alemães acreditam ser essa a primeira escultura cristã de toda a Alemanha. Subimos até o topo do pequeno penhasco de onde é possível apreciar a vista da região e o pequeno lago. Muita chuva...

Hermann the German



Neste domingo chuvoso fomos até a cidade de Detmold conhecer o Hermannsdenkmal, uma monumento que comemora a vitória dos germânicos contra os romanos quase 2000 anos atrás. Hermann (the german) era o chefe desse exército e ganhou ali uma super-estátua...
O Hermann fica voltado para a França pois quando foi construído o monumento (mais no menos em meados do século 19) a França era de cera forma uma ameaça para os alemães. Nesta foto tirada por trás dá para ter uma noção do tamanho.

Bielefeld


Aqui em Bielefeld estou na casa de Johannes e Susane, um casal para lá de simpático que me recebeu perfeitamente bem. Na primeira noite, para relaxar, fomos a um pequeno museu a céu aberto aqui próximo que possui um Biergarten onde tomamos uma cerveja de trigo superfresca (Paulaner).
Depois do Biergarten voltamos para casa e Susane preparou um jantar mais do que especial. Como entrada tivemos alcachofra, seguida de salada verde com fígado grelhado e um mignon com purê de batata. Ela é realmente uma excelente cozinheira.
Agora de noite chegou para passar duas semanas o filho do meio do casal, Philip, que estava morando em Düsseldorf e agora está se mudando para Bonn.
Na foto dá para ter alguma ideia da bela vista que tenho da janela do meu quarto.

sábado, 18 de junho de 2011

Distrikt Konference


sábado foi dia de deixamos nossas primeiras famílias hospedeiras, deixando Essen para nos hospedarmos em Bielefeld. Eu pessoalmente fiquei bastante emocionado com o carinho e a atenção com que eu e Fernanda fomos tratados pelo casal Hennner und Sabine bem como pelas filhas Gesa, Eanna e Nele. A curiosidade sobre o Brasil é muita por parte deles e conseguimos explicar bastante coisa.
Pegamos a Autobahn pouco mais de 9h e por volta de 11h estávamos na conferência do Distrikt 1900 em um mosteiro que foi reformado e transformado em museu e centro de convenções na cidade de Dalheim: Kloster Dalheim é o nome do local.
Pois é, não é fácil a vida no IGE e antes de chegarmos ao nosso distino ainda fizemos esta parada onde assistimos por 4 horas os rotarianos falando em alemão.
Depois, fizemos uma brevíssima apresentação sobre nosso grupo para as cerca de 400 pessoas. Encontramos ali nossas amigas do time alemão que esteve no Brazil: Janine, Mahaika, Anja e Kathrin.
terminada a Konference, conhecemos nossas novas famílias hospedeiras, fizemos um breve tour pelo mosteeiro (foto) e viemos para Bielefeld. Uma cidade com cerca de 120 mil habitantes cerca de 40 minutos de Dalheim.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Tropa de Elite


Além de visitarmos a Brabus conhecemos também a Brabus Smart, uma industria formada pela Mercedes (que produz o Smart) e a Brabus. Não dá para contar em poucas palavras o que eles são capazes de fazer. Até um motor de 6V eles conseguiram colocar para rodar num ForTwo.
O Brabus da Polizei daqui é uma graça.

Carros alemães


Dentro da média dos brasileiros eu considero meu nível de interesse por carros menor do que baixo. Um barulho interessante ou um modelo novo pode chamar minha atenção mas não ao ponto de lembrar alguma sigla. Nem me lembro de ter folheado uma revista de automóveis desde que saí da adolescência.
Porém, minha postura mudou quando entramos no show room da Brabus, uma indústria especializada em tunning de Mercedes e que chega a tal estado da arte que utiliza a base dos mais finos e perfeitos carros alemães para fazer suas séries especiais. Não mudam apenas couro, rodas, carenagens mas também fazem modificações de motores (e para isso têm dois tornos CNC), criam um sistema de computadores (Windows ou Mac), blindam, instalam desde camas até cafeteiras em diversos carro.
Antes dessa visita achava que os carros alemães eram algo próximo à perfeição. Agora acho que

Aspera Brauerei


Como curioso de longa data e cervejeiro neófito, já visitei mais de duas dezenas de cervejarias. Talvez três dezenas... Mas esta que herr Uwe Shimidt certamente foi a primeira delas que não produz cerveja e uma das poucas das quais saí do sede. Ou seja, mais uma experiência inesquecível. A Aspera Brauarei, na cidade de Mülheim é líder mundial na produção do que eles chamam de Röstmaltzbieren e que poderia ser estranhamente traduzido como cerveja de malte torrado.
Na verdade esse produto é um tipo de xarope feito a partir de uma redução de cerveja obtido por meio de um processo de evaporação. Ou seja, é uma cerveja superconcentrada. Ela é utilizada por muitas cervejarias que desejam ou precisam seguir a tradicional Reinheitsgebot (lei de pureza) de 1516 mas seus processos e custos demandam um algo mais a produção de cervejas especiais.
Esse “algo mais” serve tanto para melhorar sabor e cor ou mesmo para fazer um segundo tipo de cerveja com apenas uma brassagem. Aliás, não sei porque o nome Rötzmalzbieren me lembra tanto a famosa Malzbier brasileira.
Como disse antes, a Aspera Brauerei não produz a cerveja, que é comprada de outras cervejarias que a produzem por encomenda. O controle de processos é realmente impressionante, seguindo todos os padrões que se poderia esperar de alemães. Um dos tipos de Rötzmalzbieren pode chegar a 11.000 EBC, que é a unidade de cor utilizada na cerveja. Para se ter uma ideia, nossa Skol nem chega perto de 10 EBC.
Se engana quem pensa que apenas cervejas medianas utilizam esse recurso. No laboratório de análises de qualidade pudermos ver garrafas com rótulos de seus diversos clientes e alguns produzem sensacionais cervejas.

Vocational Day - Essen


O primeiro dia vocacional não poderia ser melhor.

Daniel: Fez a primeira reunião do dia foi no TK Q1 ou ThyssenKrupp Headquarter. Fui recebido pelo chefe de comunicação para a área de materiais e serviços, Stefan Ettwig. Em quase três horas de reunião falamos sobre semelhanças, diferenças e desafios na comunicação empresarial. Devido à série de mudanças na empresa nos últimos tempos, as principais demandas tem sido justamente na área de comunicação interna.
Já fora do Q1 fui até o Centro de Serviços da TK, que oferece às diversas empresas do grupo serviços como TI e comunicação. Fui recebido pelo vice-presidente da área de comunicação que mostrou os desafios de uma nova estrutura que está sendo criada por lá. Herr Gerhard Sperling estava bastante curioso sobre o Brasil, falamos muito sobre economia, jornalismo e aplicação de redes sociais.

Alfredo: Fui conhecer a empresa Theichmann que tem como negócio o comercialização e reforma de esteiras e pontes rolantes. Fui recebido pelo Sr. Ralf Theichmann que é o dono da empresa, fiz um tour pela empresa e conversei com o pessoal do departamento de Informática. A empresa atende projetos em toda europa e possui escritórios em vários pontos da Alemanhã.

Alexandre: Fui conversar com uma empresa especializada em HeadHunter e fusões e aquisições. Conversei com os donos da empresa que me explicaram o funcionamento de todo processo para localização e colocação de executivos no mercado junto a grandes coorporações.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

História do Brasil na Villa Hügel


Claro que não poderíamos deixar passar essa foto sobre o investimento da Krupp em Campo Limpo (SP), em 1959. Atualmente a Thyssen Krupp parece ter tido alguns probleminhas no Brasil mas a parceria é de longa data.

Villa Hügel


Nosso dia de trabalho terminou com uma visita à Villa Hügel, a mansão da família Krupp que tem nada menos que 269 quartos e 8.100 metros quadrados. Não pudemos entrar na área principal da casa que estava sendo preparada para a abertura de uma exposição de fotos mas entramos no museu dos Krupp, que fica em outra área da mansão. Lá conhecemos a história dessa família e da própria indústria que se misturam com a história da cidade. Claro que nosso chairman her Uwe estava sempre conosco pois o museu não tem nada escrito em inglês.
Na foto nosso grupo parece vagando nos jardins laterais da Villa.

RC Essen-Hellweg


Nesta quarta-feira fizemos nossa primeira apresentação em um Rotary Club do Distrito 1900. O RC Essen-Hellweg, que se reúne provisoriamente no Wallberg Bar e Restaurant. Falamos 45 minutos sobre nós, nossos trabalhos e famílias no Brasil mas principalmente sobre características econômicas, geográficas e socais. Os elogios foram muitos e acreditamos que são sejam apenas por educação. O Henner, pai da família que hospeda a mim e Fernanda aqui em Essen e pertence a este mesmo clube, nos garantiu que seus colegas são mais para sinceros do que para educados... Ele não pode opinar pois estava em Hamburgo a trabalho.
A próxima apresentação será durante a Conferência Distrital no Kloster Dalheim e já estamos trabalhando para aprimorar nossa apresentação.
Na foto vemos o Alfredo falando sobre o Brazil.

Aula de urbanismo


Depois das demonstrações práticas que tivemos sobre a organização e principalmente sobre a reorganização urbana de Essen, Düsseldorf e Druisburg, visitamos a prédio da prefeitura de Essen onde her Hanz-Jürgen Best, o responsável pelo planejamento e gestão urbana da cidade nos deu uma verdadeira aula.
Do alto do 27 andar do edifício, pudemos ter uma vista geral da cidade antes que Mr. Best pudesse mostrar alguns pontos interessantes da reurbanização pela qual a cidade passou após o fechamento das minas de carvão.
Talvez o mais impressionante, além do bar com uma bela chopeira que fica próximo à sala do prefeito, seja a capacidade de articular o interesse da cidade com as empresas privadas e outras entidades.
Na foto, Essen vista de cima com a Sinagoga em primeiro plano.

Schevenier Hof


Como nesta quarta-feira faremos nossa primeira apresentação para os rotarianos do distrito 1900, tivemos um encontro com o presidente do clube que nos receberá, o RC Essen-Hellweg. Dr. Peter Wolske nos explicou os procedimentos e o curto tempo que teremos pois as reuniões do clube são feitas no horário do almoço. Durante essa produtiva reunião de final de tarde também jantamos e pudemos experimentar mais duas cervejas. A primeira, indicação de Herr Uwe, se chama Dampfbier e a segunda, recomendada pelo Dr. Wolske é justamente a cerveja local de Essen, a Stauder. Eram duas pilsens bem mais saborosas e amargas do que as brasileiras.

Nesta época do ano os dias parecem não ter fim e, sendo assim, nossa reunião terminou bastante tarde. Eram 10 horas da noite e o sol começava a se esconder quando saímos do Schevenier Hof, um mais do que simpático restaurante em uma área mais rural à beira do rio Ruhr.

Duisburg

Saímos da rica Düsseldorf e seguimos para a Duisburg, que seria a cidade mais pobre (?) da região. Uma cidade agradável que está passando por muitas mudanças. Lá compramos chips para nossos celulares por módicos 10 Euros e teremos acesso a internet durante todo o mês. Os chips são gratuitos para testar. O cliente passa na loja, se cadastra e pegar um. Eles dão o direto a falar 30 minutos e enviar 30 SMS de graça para a mesma operadora dentro da Alemanha. Os 10 euros que investimos foram pelo acesso à internet por um mês sem limites. O que, talvez, facilite na atualização do blog e contatos por MSN e Skype com o Brasil.

Depois do passeio no "calçadão' de Duisburg, onde compramos os chips, fomos conhecer um projeto do escritório do arquiteto Norman Foster. Ele é ganhador do prêmio Pritzker, o Oscar da arquitetura, e foi o responsável pelo planejamento urbano da baía interna de Duisburg. É uma verdadeira obra de arte que mostra como é possível aproveitar o espaço urbano com inteligência e respeitando o meio-ambiente. Quem ficou curioso pode acessar: http://www.fosterandpartners.com/Projects/0576/Default.aspx.

Na foto, Uwe está contando toda a história para o Rodrigo.

The Media Harbour


O destino do grupo nesta terça feira foram as cidades de Dusseldorf e Duisburg, bem perto de Essen. Mais uma vez nossos guias foram Uwe, o chairman do IGE no Distrito 1900, e Sigrid, que trabalha justamente acompanhando visitas de grupos em museus e locais de interesse cultural na região de Essen.

Düsseldorf é a cidade mais rica do estado da North Westphalia e, diferentemente dos alemães em geral, o povo da cidade não se importa em ostentar riqueza. Assim, fica difícil lembrar as grifes internacionais que vimos lado a lado na rua principal: Burberry, Ferragamo, Gucci, Luis Vitton, Zegna, Rolex.

Infelizmente nosso sem tempo é curto para compras pois o objetivo foi testemunhar a reformulação completa pela qual passou a baia da cidade, banhada pelo movimentado Rio Reno. Em pouco mais de 20 anos a velha área industrial deu lugar a uma enorme região com dezenas de edifícios que abrigam principalmente empresas de comunicação, publicidade e design, escritórios de advocacia e arquitetura mas também bares e restaurantes. Um lugar agradável para passear e trabalhar.

As obras começaram apenas em 1989, custaram até agora 1,2 bilhões de euros. O resultado é realmente incrível. Mas nosso trabalho duro não terminou ali pois ainda tínhamos que conhecer o produto típico local da cultura de Düsseldorf, a cerveja estilo Alt.