segunda-feira, 13 de junho de 2011

Margarthenhöhe und Zollverein

Na tarde de segunda-feira fomos até a à Margerthenhöhe, o Campus da ThyssenKrupp e ao Zollverein.

Começamos a tarde conhecendo a Margerthenhöhe, uma vila construída pela Krupp e matizada em homenagem à Margerthen Krupp. Na época essa família mandava mais que o governo por aqui. A vila é impressionante e foi a primeira da região com banheiros dentro das casas e até um centro de compras. Pode-se dizer que a Alphaville copiou o modelo daqui?

O forte da tarde foram as visitas relacionadas a uma  das mais importantes mudanças da região de Essen nos últimos anos. O fechamento das minhas de carvão e o investimento em negócios mais limpos, ligados ao turismo e à tecnologia. Na esteira dessa mudança a ThyssenKrupp, uma empresa alemã bem conhecida no Brasil por seus elevadores, decidiu unificar seus headquarters  aqui. Eles estão construindo uma espécie de Campus com  diversas unidades onde haverá universidade e até hotel. A industria Krupp, que foi fundade em Essen a 200 anos atrás, foi totalmente destruída durante os bombardeios ingleses na segunda guerra  e apenas agora decidiram voltar para suas origens. Quem nos acompanhou nesta tarde foi ninguém menos que Hans- Jürgen Best, stadtdirektor der Stadt Essen. Ele cuida da organização urbana da cidade e é o braço direito do prefeito. Por intermédio dele, esta semana seremos recebidos pelo prefeito na sede da prefeitura local.

Na sequência fomos com Hans-Jürgen visitar uma dessas minas desativadas de carvão. Esta era uma das 12 minas chamadas Zollverein (FOTO) e fechou em 1986. Não entramos debaixo da terra mas subimos até o alto da torre para observar a cidade e conhecer esse verdadeiro museu a céu aberto. O local é reconhecido como patrimônio da humanidade e nosso anfitrião falou sobre o enorme esforço que eles fazem para preservar o local e o mesmo tempo torná-lo interessante para os visitantes. É incrível a quantidade de verde que se observa lá de cima, principalmente quando se pensa nos milhões de toneladas de pedras que foram retiradas do fundo da terra junto com o carvão mineral e depositadas ali durante anos.

Um comentário: