sexta-feira, 17 de junho de 2011
Aspera Brauerei
Como curioso de longa data e cervejeiro neófito, já visitei mais de duas dezenas de cervejarias. Talvez três dezenas... Mas esta que herr Uwe Shimidt certamente foi a primeira delas que não produz cerveja e uma das poucas das quais saí do sede. Ou seja, mais uma experiência inesquecível. A Aspera Brauarei, na cidade de Mülheim é líder mundial na produção do que eles chamam de Röstmaltzbieren e que poderia ser estranhamente traduzido como cerveja de malte torrado.
Na verdade esse produto é um tipo de xarope feito a partir de uma redução de cerveja obtido por meio de um processo de evaporação. Ou seja, é uma cerveja superconcentrada. Ela é utilizada por muitas cervejarias que desejam ou precisam seguir a tradicional Reinheitsgebot (lei de pureza) de 1516 mas seus processos e custos demandam um algo mais a produção de cervejas especiais.
Esse “algo mais” serve tanto para melhorar sabor e cor ou mesmo para fazer um segundo tipo de cerveja com apenas uma brassagem. Aliás, não sei porque o nome Rötzmalzbieren me lembra tanto a famosa Malzbier brasileira.
Como disse antes, a Aspera Brauerei não produz a cerveja, que é comprada de outras cervejarias que a produzem por encomenda. O controle de processos é realmente impressionante, seguindo todos os padrões que se poderia esperar de alemães. Um dos tipos de Rötzmalzbieren pode chegar a 11.000 EBC, que é a unidade de cor utilizada na cerveja. Para se ter uma ideia, nossa Skol nem chega perto de 10 EBC.
Se engana quem pensa que apenas cervejas medianas utilizam esse recurso. No laboratório de análises de qualidade pudermos ver garrafas com rótulos de seus diversos clientes e alguns produzem sensacionais cervejas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Daniel, gostei muito da visita que fizeram a cervejaria e principalmente de seus comentários, certamente voltará com muito mais conhecimento e como amigos poderemos saborear as cervejas que nos irá preparar.......rs. Abraços a todos e fiquem bem. Márcia Soncini
ResponderExcluir